quinta-feira, 28 de março de 2013

Quinta-Feira Santa !

Ola amadinhos tudo bem?
Hoje dia importantíssimo para nossa Igreja, não é mesmo?
Quinta-Feira Santa ...
Missa de lava pés e Santos Óleos ...
Mas vamos entender um pouco o que significa cada momento de hoje?

LAVA PÉS :



Na noite em que viria a ser preso, Jesus Cristo reuniu os apóstolos e lavou os pés dos seus seguidores, deixando para a humanidade o exemplo de humildade e servidão. 

a Igreja celebra a ceia do Senhor em alusão à última ceia entre Jesus Cristo e os 12 discípulos, antes da crucificação. Nela, Jesus irá instituir o sacramento de seu corpo e de seu sangue, chamado pela Igreja Católica de Eucaristia. Nesta celebração, não se toma vinho nem come-se pedaço de pão. Em algumas paróquias, explicou o padre, um pedaço de pão caseiro abençoado é dado de lembrança aos fiéis.
Depois, acontece a missa do lava pés, na qual 12 pessoas são escolhidas aleatoriamente para que o padre lave seus pés, em referência ao momento em que Jesus ensina a humildade aos discípulos lavando os pés deles.

SANTOS ÓLEOS :

Nesta Quinta-feira Santa, dia 28, óleo de oliva misturado com perfume (bálsamo) é consagrado pelo Bispo para ser usado nas celebrações do Batismo, Crisma, Unção dos Enfermos e Ordenação. 
Não se sabe com precisão, como e quando teve início a bênção conjunta dos três óleos litúrgicos.



Fora de Roma, esta bênção acontecia em outros dias, como no Domingo de Ramos ou no Sábado de Aleluia.

O motivo de se fixar tal celebração na Quinta-feira Santa deve-se ao fato de ser este último dia em que se celebra a missa antes da Vigília Pascal. São abençoados os seguintes óleos:

Óleo do Crisma - Uma mistura de óleo e bálsamo, significando plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar "o bom perfume de Cristo". É usado no sacramento da Confirmação (Crisma) quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. Este óleo é usado também no sacramento do sacerdócio, para ungir os "escolhidos" que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus, conduzindo o povo e santificando-o no ministério dos sacramentos. A cor que representa esse óleo é o branco ouro.

Óleo dos Catecúmenos - Catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água. Este óleo significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, o liberta e prepara para o nascimento pela água e pelo Espírito. Sua cor é vermelha.


Óleo dos Enfermos - É usado no sacramento dos enfermos, conhecido erroneamente como "extrema-unção". Este óleo significa a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa para enfrentar a dor e, inclusive a morte, se for vontade de Deus. Sua cor é roxa.


Cada momento desta semana é muito especial e importante ...assim como qualquer outra celebração é.
Mas esta semana encenamos a morte, paixão e ressurreição de Jesus Cristo, onde Ele morre e ressuscita para salvar-nos de nossos pecados .

(fonte: www.cancaonova.com)

Beijos carinhosos e Abraços abençoados..
Denyse Prado.
catequista.






Nenhum comentário:

Postar um comentário